ACRE

Obra em parceria com o Estado, governador Gladson Cameli conhece novo Portal de Acolhimento na Cidade da Justiça

O governador Gladson Cameli visitou na manhã desta terça-feira, 27, o recém-inaugurado Portal de Acolhimento ao Cidadão, localizado na Cidade da Justiça, em Rio Branco. O espaço, que foi inaugurado em junho, é resultado de parceria entre o governo do Estado e o Poder Judiciário do Acre, e visa aprimorar o atendimento ao público, proporcionando um ambiente mais acolhedor e eficiente aos que buscam soluções jurídicas.

O Portal de Acolhimento unifica diversos serviços de atendimento inicial, agilizando processos e evitando que os cidadãos precisem se deslocar para diferentes unidades. Com uma estrutura de 660 m², o espaço oferece serviços como ajuizamento de ações, fornecimento de certidões e orientação jurídica, entre outros. O ambiente, inspirado na OCA de Rio Branco, foi planejado para facilitar o acesso aos serviços, com balcões divididos e coloridos por tema: Atermação, em azul; Atendimento ao Público, em rosa; Protocolo, em verde; e Atendimento ao Cidadão – Cível, em laranja. Além disso, o local abriga espaços dedicados ao Procon, Energisa, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), permitindo que os cidadãos possam resolver diversas questões em um só lugar.

Durante a visita, o governador Gladson Cameli destacou a importância da parceria entre o governo e o Poder Judiciário para a criação do portal. “O Estado de Direito tem a obrigação de proporcionar facilidade de acesso aos serviços para as pessoas. Diminuindo as dificuldades e fazendo parcerias com os poderes, conseguimos vencer os desafios. Este espaço é um exemplo de como podemos, juntos, criar condições para facilitar a vida dos cidadãos, proporcionando um atendimento mais humano e eficiente”, afirmou.

Durante visita, governador Gladson Cameli destacou importância da parceria entre governo e Poder Judiciário. Foto: Neto Lucena/Secom

A diretora técnica do Procon, Higia Hassem, reforçou o papel do órgão do Estado no Portal de Acolhimento. “Temos um termo de cooperação com o Tribunal de Justiça para resolver administrativamente as demandas que, de outra forma, poderiam sobrecarregar o Judiciário. Apenas os casos que não conseguimos resolver são encaminhados ao Tribunal”, explicou.

A presidente do Tribunal de Justiça do Acre, Regina Ferrari, também esteve presente e enfatizou o significado do novo portal para o Judiciário e para a população. “Esta obra, realizada em parceria com o governo do Estado, é mais uma porta de entrada para o cidadão que precisa dos serviços da Justiça. Aqui, o cidadão encontra um ambiente acolhedor e todos os serviços que necessita em um único lugar, saindo com as informações e orientações necessárias”, explicou.

Desembargadora Regina Ferrari enfatizou significado do novo portal. Foto: Neto Lucena/Secom

O Portal de Acolhimento ao Cidadão representa um avanço significativo na prestação de serviços públicos no Acre, refletindo o compromisso do Estado e do Judiciário em melhorar a experiência do cidadão ao acessar os serviços essenciais, com um atendimento mais integrado e eficiente.

Via Secom