No dia 22 de agosto, a Polícia Civil do Acre, por meio de seu Instituto de Identificação, promoveu uma ação solidária de cidadania voltada para pessoas em situação de rua. A iniciativa, denominada “Identidade para Dignidade”, foi realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, Força Nacional e a Polícia Federal e ocorreu no Fórum Barão do Rio Branco, no centro da capital acreana.
Durante a ação, foram oferecidos 100 atendimentos gratuitos aos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, além de emissão de certidões de nascimento, com um total de 56 documentos fornecidos. Esse processo ajudou na atualização dos dados dessas pessoas, proporcionando-lhes uma documentação essencial para o acesso a direitos e serviços básicos.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. Henrique Maciel, destacou a importância da ação. “Levar cidadania e dignidade a todos é um compromisso fundamental da nossa instituição. Muitas vezes, a falta de documentação impede essas pessoas de acessar direitos básicos e serviços essenciais. Nossa atuação visa não apenas regularizar a situação documental, mas também promover a inclusão e o respeito que cada cidadão merece”, enalteceu.
O diretor do Instituto de Identificação, ressaltou a relevância do documento. “A certidão de nascimento é um dos primeiros passos para a cidadania. Ela é fundamental para que essas pessoas possam acessar diversos serviços e benefícios públicos. Esta ação é um exemplo do nosso compromisso em proporcionar oportunidades e garantir que todos tenham seus direitos reconhecidos e respeitados”, informou.
O projeto “Identidade para Dignidade” reflete o compromisso da Polícia Civil e dos parceiros com a promoção da cidadania e a melhoria das condições de vida para aqueles que mais precisam.
Via Ascom