POLICIAL

Polícia Federal deflagra Operação Neonatus no Acre contra organização criminosa

Foto via PF

Na manhã desta quinta-feira, 22 de agosto, a Polícia Federal deflagrou em Rio Branco a Operação Neonatus, visando a repressão de uma organização criminosa atuante no estado do Acre. A operação também se estendeu para outros estados, destacando o alcance interestadual das atividades ilícitas do grupo.

Após uma investigação aprofundada, foi identificado que a organização criminosa era responsável por um esquema complexo de tráfico de drogas tanto local quanto interestadual, com distribuição principalmente para os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Além disso, o grupo estava envolvido na falsificação de documentos públicos e no mascaramento de bens e valores provenientes das atividades criminosas.

Foto via PF

Durante a operação, foram expedidos e estão sendo cumpridos 36 mandados judiciais. Destes, 18 são de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva. Além disso, há um mandado de prisão para cumprimento de pena, três de sequestro de bens, e uma determinação judicial para o bloqueio de valores em contas dos investigados, totalizando cerca de R$ 3,3 milhões.

As ações estão sendo executadas em várias cidades, incluindo Rio Branco, Epitaciolândia e Assis Brasil no Acre, além de Natal e Extremoz no Rio Grande do Norte, Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco e a capital de São Paulo.

Os investigados poderão responder por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa, falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro, conforme o grau de envolvimento de cada um.