ACRE

Saúde do Acre promove capacitação em Pré-Natal do Parceiro em municípios do Estado

Em alusão ao Mês da Paternidade, o governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), promoveu durante toda essa semana uma capacitação focada no Pré-Natal do Parceiro. A ação foi realizada nos municípios de Manoel Urbano, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Epitaciolândia e Brasileia.

O Pré-Natal do Parceiro, uma estratégia da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem (PNAISH), oferece aos homens a oportunidade de cuidar da própria saúde enquanto acompanham a gestação de suas parceiras. Além disso, a iniciativa visa preparar os homens para exercer uma paternidade ativa e presente.

Pré-Natal do Parceiro, uma estratégia da Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem (PNAISH). Foto: Cedida

O papai Milton dos Santos, de 51 anos, casado com Arlete Silva Nunes, de 19 anos, morador de Manoel Urbano, falou da sua experiência:  “O pré-natal tem um potencial, uma importância em orientar os homens a serem companheiros na hora do parto e mais efetivos na criação dos filhos, assumindo a responsabilidade de cuidar da saúde da família em geral. Isso é o que eu achei importante no pré-natal do pai, que ele acompanha a saúde dos filhos, está presente no momento da gestação e do nascimento e cuida da própria saúde também.”

O Departamento de Atenção Primária em Saúde (DAPS) e o Núcleo Estadual de Saúde do Homem, explicaram nos municípios que ao visitar as unidades de saúde, os parceiros podem passar por atendimentos que incluem exames como sorologia para hepatite B e C, HIV e sífilis, além de verificações de diabetes, colesterol e pressão arterial. Eles também recebem orientações sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e têm a chance de atualizar a carteira vacinal e acessar outros serviços de saúde. Caso necessário, são encaminhados para consultas complementares e exames preventivos adicionais.

Jhonatan Paiva, coordenador do Núcleo de Saúde do Homem da Sesacre, destacou a importância do programa: “O Pré-Natal do Parceiro é uma estratégia que possibilita o acesso e orienta os homens sobre os cuidados com a sua saúde e de sua família. Permite o estímulo e a criação de vínculos afetivos com a mãe e a criança, gerando responsabilidade pelo cuidado e pela divisão de tarefas com a companheira. Outra estratégia para promover o envolvimento e responsabilidade paterna na criação dos filhos é o Programa Empresa Cidadã, que possibilita ao trabalhador a prorrogação da licença-paternidade em 15 dias, além dos já previstos pela Constituição”.

Coordenador do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, Jhonatan Paiva. Foto: Odair Leal/Sesacre

Essa estratégia é fundamental para reduzir a transmissão vertical de sífilis e HIV. A realização de testes rápidos e a adesão ao tratamento por parte dos parceiros infectados podem diminuir significativamente o risco de contágio das mães para os bebês.

Para Ingridy Santos, enfermeira do município de Manoel Urbano, “Capacitações como esta incentivam os profissionais e mostram na prática como oferecer um pré-natal de qualidade, beneficiando toda a população”.

A iniciativa visa preparar os homens para exercer uma paternidade ativa e presente. Foto: Cedida.

Complementando as atividades, no dia 14 de agosto, às 08 horas, será realizado o webinário “Paternidade Responsável – Desafios e Estratégias de Cuidado e Envolvimento na APS”, com especialistas do Ministério da Saúde. O evento pode ser acessado através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Bq59rTc8tCw

Por Secom