A Polícia Federal extraditou neste domingo (25) um traficante paraguaio, considerado líder de uma organização criminosa investigada na Operação Hinterland. A operação, deflagrada no ano passado, visava desarticular um grupo responsável pelo envio de aproximadamente 17 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa através de portos brasileiros.
Na época, a operação resultou na emissão de 534 ordens judiciais em cinco estados brasileiros, além de ações no Paraguai e nos Emirados Árabes Unidos.
O criminoso desembarcou no Aeroporto de Caxias do Sul, na serra gaúcha, e foi imediatamente encaminhado ao sistema prisional do Rio Grande do Sul. Ele será transferido para o sistema penitenciário nacional, onde cumprirá sua prisão preventiva, determinada pela Justiça Federal.
Além do paraguaio, a Polícia Federal aguarda a extradição de outro estrangeiro, de origem albanesa, que foi preso nos Emirados Árabes Unidos. O albanês é apontado como o responsável pela distribuição da cocaína na Europa e também foi investigado na mesma operação.