Em uma descoberta intrigante, moradores da comunidade 7 de Setembro, em Sena Madureira, encontraram na sexta-feira 02, uma urna funerária de origem indígena. Os senhores Zeca, Maria e Jairton fizeram a descoberta enquanto exploravam uma área de mata fechada, onde a urna estava enterrada a uma profundidade considerável, o que exigiu um esforço considerável para sua retirada.
De acordo com os moradores, a urna encontrada pode ter sido usada pelos povos indígenas que habitavam a região há muito tempo. A complexidade cultural dos rituais funerários indígenas pode variar, sendo classificada em dois tipos principais: o funeral simples e o funeral secundário.
No funeral simples, o corpo poderia ser abandonado, enterrado diretamente na terra, colocado em uma urna, enfaixado ou colocado em um balaio. Já o funeral secundário envolvia a coleta dos restos mortais após o corpo ter sido consumido ou desfeito, que eram então colocados em urnas de barro com acabamentos e detalhes elaborados. Essas urnas eram então enterradas após rituais cerimoniosos.
Confira;