Geral

BMW anuncia recall de 1,5 milhão de veículos por falha nos freios e revisa lucro para baixo

A montadora alemã BMW anunciou nesta terça-feira (10/9) o recall de 1,5 milhão de veículos devido a falhas identificadas no sistema integrado de freios. Além disso, a entrega de outros 320 mil carros que ainda não haviam sido entregues aos clientes foi suspensa como medida preventiva.

O fornecedor de peças Continental, responsável pelo sistema de frenagem da BMW, informou que a função de um componente eletrônico pode ter sido comprometida, necessitando substituição. No entanto, a BMW garantiu que o desempenho dos freios dos veículos afetados ainda atende aos padrões legais exigidos.

Este recall ocorre após outro recente, em que 1,4 milhão de carros foram chamados na China por defeitos nos airbags.

Impacto no lucro

O problema com os freios levou a BMW a reduzir suas projeções de vendas e lucro para o ano. A montadora, que também controla as marcas Rolls-Royce e Mini, atribuiu a queda não apenas ao recall, mas também à demanda fraca na China, que vem afetando os volumes de vendas, mesmo com as tentativas de estímulo econômico pelo governo chinês.

A empresa revisou suas previsões de lucro anual para entre 6% e 7%, abaixo dos 10% projetados anteriormente. O recall também resultará em um impacto financeiro “na casa dos três dígitos” em custos de garantia.

As ações da BMW caíram 11% na Bolsa de Frankfurt, a maior queda em quatro anos. Já as ações da Continental também sofreram queda, registrando uma perda de 10,5%.