ACRE

Governo do Acre apresenta iniciativas de segurança alimentar, benefícios sociais e políticas LGBTQIA+ na Expoacre

Durante o sétimo dia da Expoacre, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), apresentou várias iniciativas focadas em Segurança Alimentar e Nutricional, benefícios sociais e políticas para a comunidade LGBTQIA+.

Uma das principais atrações foi a exposição de hortas comunitárias, parte de um projeto piloto em parceria com o Projeto Vita. A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, Nilcy Vilaço, destacou que o objetivo das hortas comunitárias é promover uma alimentação saudável para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Camila Pedrosa, engenheira agrônoma, explicou que as hortas serão associadas às cozinhas solidárias para otimizar o abastecimento de alimentos.

Além disso, o estande da SEASDH forneceu informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um direito garantido a idosos e pessoas com deficiência. Marilcia Oliveira, chefe da Divisão de Benefícios da SEASDH, enfatizou a importância da atualização cadastral para evitar o cancelamento dos benefícios.

A área dedicada às políticas LGBTQIA+ abordou a lei federal que classifica homofobia e transfobia como crimes e as políticas afirmativas desenvolvidas em parceria com o Conselho Estadual de Direitos Humanos. Germano Marino, chefe da Divisão de Promoção da Diversidade Sexual, ressaltou que, desde 2016, o Acre não registrou crimes violentos relacionados à LGBTfobia, resultado das políticas públicas e da atuação da secretária Mailza Assis.