SENA MADUREIRA

Nível do Rio Iaco atinge 32 centímetros, o segundo menor da história em Sena Madureira

Neste domingo (22), o rio Iaco em Sena Madureira amanheceu medindo apenas 32 centímetros, conforme dados da Defesa Civil Municipal. Esse é o segundo menor nível já registrado na história, ficando acima apenas do recorde da semana passada, quando o nível do rio chegou a 30 centímetros.

Com a contínua redução do volume de água, muitos trechos do rio Iaco estão praticamente intransitáveis, impossibilitando o tráfego de embarcações, já que, em algumas áreas, o rio secou completamente. Essa situação tem afetado diretamente os ribeirinhos, que agora precisam utilizar os ramais para acessar a zona urbana da cidade.

Apesar do cenário crítico, a Saneacre, responsável pelo abastecimento de água no município, tem conseguido manter o fornecimento à população. Entretanto, a autarquia alerta os moradores sobre a necessidade de economizar água, evitando desperdícios, devido à situação preocupante do rio, que é a principal fonte de captação.

A baixa no nível do rio é reflexo de uma estiagem severa que vem afetando a região, e a previsão para os próximos dias não indica chuvas significativas que possam amenizar a situação.