A Divisão de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (SEE) realiza, nesta quarta-feira (18), a fase regional (Baixo Acre I) dos jogos estudantis nas modalidades de vôlei, basquete e handebol. As competições estão sendo realizadas no Centro Integrado de Esportes (CIE) e no Ginásio Álvaro Dantas, conhecido como Ginásio Coberto.
De acordo com Kelly Figueiredo, chefe da Divisão de Desporto Escolar, as equipes classificadas nessa fase seguirão para a etapa estadual, e os vencedores dessa fase irão disputar a etapa nacional dos jogos estudantis, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que ocorrerá em João Pessoa (PB), em novembro. “Essa fase regional é essencial para as equipes que almejam chegar à fase nacional”, explicou Kelly.
As competições de vôlei e basquete estão sendo realizadas no Ginásio Coberto, enquanto as partidas de handebol ocorrem no CIE. As equipes participantes representam escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Bujari, Porto Acre e Plácido de Castro.
Os jogos classificatórios começaram na terça-feira (17). No vôlei feminino, o Instituto Federal do Acre (Ifac) de Sena Madureira venceu a escola José Plácido de Castro, de Porto Acre, por 2 a 0. No mesmo dia, o Sesi de Rio Branco também venceu o Ifac, à tarde, por 2 a 0. Já na quarta-feira (18), o Sesi derrotou a escola Plácido de Castro, também por 2 a 0, e garantiu vaga para representar o regional Baixo Acre I na fase estadual dos jogos estudantis.
No vôlei masculino, a decisão está sendo feita por meio de um quadrangular envolvendo o Ifac de Sena Madureira, a escola Plácido de Castro, o Colégio Acreano e a escola Pedro Gomes, de Bujari.
O basquete foi decidido em um formato de melhor de três partidas entre o Colégio Acreano e a escola D. Júlio Mattioli, de Sena Madureira. O Colégio Acreano venceu o primeiro jogo por 46 a 20 e o segundo por 58 a 24, garantindo sua vaga na fase estadual.
A fase regional do handebol está acontecendo no Centro Integrado de Esportes (CIE), no bairro Aeroporto Velho. Na terça-feira (17), a equipe feminina do Lourival Pinho venceu a escola Nova Vida, de Bujari, por 29 a 5, e à tarde derrotou a escola D. Júlio Mattioli por 25 a 2.
No handebol masculino, a escola Clícia Gadelha venceu a Nova Vida por 27 a 2, enquanto o Lourival Pinho derrotou a D. Júlio Mattioli por 29 a 7. Já na quarta-feira (18), a equipe feminina da Nova Vida venceu a D. Júlio Mattioli por 5 a 4.
Leonardo Almeida, técnico da equipe de Sena Madureira, destacou que esta é a primeira vez que a escola participa da fase regional no handebol. “Foi um ano de muita experiência e esperamos estar mais preparados no próximo ano”, afirmou.