ACRE

Petecão entrega veículo à Embrapa no Acre e destaca investimentos de mais de R$ 6 milhões na instituição

Na segunda-feira (9), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) entregou uma pick-up à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Acre). A aquisição, viabilizada por uma sua emenda do, visa fortalecer o trabalho da instituição, essencial para o desenvolvimento do setor agrícola no estado. O novo veículo facilitará as atividades de campo e a capacitação de produtores rurais, especialmente na agricultura familiar.

Nos últimos anos, o senador investiu mais de R$ 6 milhões na Embrapa-Acre, direcionando recursos para pesquisa e inovação tecnológica no campo. Entre as principais iniciativas, destacam-se o combate e a prevenção ao mandarová da mandioca, uma praga que, no final de 2024, devastou plantações em Cruzeiro do Sul e na região do Juruá, causando grandes prejuízos aos produtores locais.

Durante o evento, o senador ressaltou sua importância e o impacto de suas atividades na agricultura do estado.

“Sempre procurei apoiar a Embrapa-Acre, pois, sem sua participação e sem a tecnologia e pesquisas realizadas seria impossível avançar. Acredito que quem aposta no campo colhe o futuro, e é nisso que estamos trabalhando: um Acre mais produtivo e sustentável”, afirmou.

Bruno Pena, chefe-geral da Embrapa-Acre, destacou a importância do apoio do senador. Segundo ele, o suporte das emendas alocadas pelo Senado é fundamental para esta e qualquer outra instituição pública. Com esse apoio, disse, foi possível desenvolver novas pesquisas, combater a lagarta mandarová da mandioca, oferecer capacitações, cursos e colaborar com os técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), que atuaram principalmente na região do Juruá.

“Além disso, apoiamos projetos de pesquisa e desenvolvimento nas cadeias produtivas da mandioca, da fruticultura, do açaí, do extrativismo e do manejo florestal. Esse apoio fortalece nossa unidade e permite que levemos nossas tecnologias a muitos municípios do estado”, destacou.