ACRE

Rio Branco registra níveis alarmantes de poluição e governo avalia suspensão de aulas

Imagem do centro da cidade de Rio Branco com muita fumaça/Foto: Luan Martins/Sesacre

Na manhã desta sexta-feira (20), Rio Branco registrou índices alarmantes de poluição, de acordo com a plataforma IQAir. O governador Gladson Cameli declarou que o gabinete de crise está considerando suspender novamente as aulas da rede pública estadual devido à intensa fumaça. Essa medida já foi adotada anteriormente pela mesma razão, em função da má qualidade do ar.

Cameli ressaltou que a saúde dos estudantes é prioridade e não pode ser colocada em risco diante da crise climática. O governo está analisando a situação com cautela para tomar as ações necessárias e proteger a população.

Nesta sexta-feira, a capital acreana registrou 587 µg/m³ (microgramas de poluentes por metro cúbico), conforme dados do IQAir, uma plataforma da Organização das Nações Unidas e do Greenpeace. Esse nível de poluição coloca a qualidade do ar em um patamar “muito insalubre” para a saúde humana.

Além disso, Rio Branco apareceu como a cidade mais poluída do Brasil, com o ar quase 29 vezes mais contaminado do que o limite considerado seguro pelos órgãos de monitoramento ambiental.