A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro transferiu, nesta sexta-feira (6), 1.067 detentos entre duas unidades do Complexo Penitenciário de Gericinó, conhecido como Complexo de Bangu, localizado na zona oeste da cidade. A medida foi tomada após a descoberta de um túnel no Instituto Penal Vicente Piragibe, que seria utilizado para uma fuga em massa de membros de uma facção criminosa.
Os presos foram realocados para a Penitenciária Moniz Sodré, que possui uma estrutura física mais segura e adequada para impedir tentativas de fuga. Enquanto isso, o Instituto Penal Vicente Piragibe ficará temporariamente interditado para adequações, incluindo a redução do diâmetro das tubulações para evitar novas tentativas de fuga.
A operação contou com a participação de 250 policiais penais, utilizando três ônibus, quatro furgões e 17 carros. A secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Nebel, ressaltou o sucesso da ação: “Estamos cumprindo nosso papel de preservar a ordem e a disciplina no sistema penitenciário fluminense, garantindo a segurança das 51 unidades prisionais do estado e coibindo qualquer tipo de ação criminosa.”
Via Agência Brasil.