ACRE

Tião Bocalom exonera Helder Paiva após acusações de assédio sexual

Nesta segunda-feira, 30, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), exonerou o ex-deputado Helder Paiva do cargo de Assessor Especial de Articulação Institucional. A exoneração, com efeitos retroativos a 20 de setembro de 2024, foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje.

Fontes do ac24horas indicam que a decisão foi motivada pelo desgaste político que Paiva estava gerando na campanha de reeleição do prefeito, especialmente após uma grave acusação de assédio sexual. Helder Paiva havia sido nomeado em fevereiro de 2022 e atuava no gabinete de Bocalom desde então.

Em 2023, o ex-deputado teve seu nome associado a uma acusação de assédio sexual, que resultou na proibição de sua entrada na Câmara de Vereadores de Rio Branco. A acusação foi feita por uma servidora da Casa, que relatou que Paiva a teria abraçado por trás e chamado de “gostosa”. Em resposta, o presidente da Câmara, Raimundo Neném, e outros vereadores da mesa diretora emitiram um ofício à Casa Civil, vedando a presença de Paiva no local. Desde então, ele não voltou a frequentar a Câmara Municipal.