O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) deu início, nesta terça-feira (17), ao processo de geração das mídias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024. Cerca de três mil urnas eletrônicas serão usadas no pleito, marcado para o dia 6 de outubro. A cerimônia ocorreu sob a presidência da juíza auxiliar Louise Santana, e o processo de geração de mídias deve continuar até o dia 24 de setembro.
Estiveram presentes na cerimônia representantes de partidos políticos, federações, coligações, além de membros do Ministério Público Estadual (MP-AC), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AC) e outras instituições. A geração de mídias garante a transparência do processo eleitoral, gravando programas e dados essenciais para as urnas.
No Acre, mais de 612 mil eleitores estão aptos a votar, escolhendo prefeitos e vereadores para os municípios. Durante o evento, foram geradas as mídias contendo os nomes dos candidatos cujos registros foram aprovados para o pleito.
Francisco Vital, secretário de tecnologia do TRE-AC, explicou: “Preparamos todas as urnas de seção e as remanescentes serão usadas como contingência, caso haja necessidade de substituição de alguma urna com defeito. Nossas máquinas estão equipadas com sistemas oficiais lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).”
Entre os dias 25 e 29 de setembro, após o término da geração de mídias, será realizada outra cerimônia para a carga das urnas em todas as zonas eleitorais. Caso haja necessidade de um segundo turno, devido à ausência de uma votação decisiva no primeiro, uma nova geração de mídias será realizada, exclusivamente para Rio Branco, por ser o único município com mais de 200 mil eleitores.
Segundo o TRE-AC, a geração de mídias é o processo de inserção dos dados dos candidatos nas urnas eletrônicas, dividida em três etapas: