ACRE

Acre registra 204 denúncias de irregularidades eleitorais a dois dias das eleições municipais

Aplicativo Pardal é simples e pode ser utilizado por meio de login no Gov.br ou e-título — Foto: Victor Lebre/g1

A apenas dois dias da votação para os cargos municipais em todo o Brasil, eleitores do Acre já fizeram 204 denúncias de irregularidades por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até as 9h desta sexta-feira (4), a maior parte das reclamações envolve infrações em campanhas na internet, somando 57 denúncias.

O município de Rio Branco lidera com 97 ocorrências registradas. Entre os 22 municípios do estado, apenas quatro ainda não possuem denúncias no sistema: Feijó, Porto Walter, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus.

Conforme os dados do aplicativo, os candidatos ao cargo de vereador são os principais alvos das queixas, com 79 denúncias. Em seguida, aparecem partidos, coligações e federações, com 64 registros. Já os candidatos a prefeito somam 55 denúncias, enquanto os postulantes ao cargo de vice-prefeito figuram na última posição, com apenas seis reclamações.

As eleições ocorrem neste domingo, e o TSE continua incentivando os eleitores a usarem o aplicativo Pardal para denunciar possíveis irregularidades, garantindo maior transparência ao pleito.