ACRE

Com chegada das chuvas, Acre reforça ações de prevenção contra dengue

O Acre se prepara para o início do período chuvoso em novembro, uma fase em que, ao contrário das demais regiões brasileiras fora do Norte, as arboviroses, especialmente a dengue, se tornam motivo de preocupação.

Para enfrentar esse desafio, o Governo Federal lançou em setembro o Plano de Ação para Redução da Dengue, elaborado com participação de pesquisadores, profissionais de saúde e representantes das comunidades, que conhecem as dificuldades específicas de cada região, sobretudo nas áreas mais vulneráveis. Esse plano visa atuar preventivamente ao envolver tanto a sociedade civil quanto o poder público para reduzir os focos de proliferação do mosquito e garantir assistência médica rápida aos casos suspeitos, minimizando o risco de agravamento da doença.

A necessidade de intensificar o combate à dengue fica evidente ao se considerar o aumento expressivo nos casos registrados neste ano. Apenas nos primeiros meses de 2024, o Acre teve um aumento de 359,7% nos casos de dengue, somando mais de 4,3 mil ocorrências. A atuação dos agentes comunitários de saúde tem sido essencial para identificar e tratar focos do mosquito em diversas localidades.

Além de campanhas educativas para que a população elimine objetos que possam acumular água, prevenindo a proliferação do mosquito transmissor, a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos é considerada uma estratégia eficaz para reduzir o risco de casos graves de dengue.