Geral

Conta de energia elétrica terá aumento com a ativação da bandeira vermelha patamar 2

A conta de energia elétrica sofrerá um reajuste a partir desta terça-feira (1º), devido à ativação da bandeira vermelha patamar 2, que é a tarifa mais alta do sistema da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa mudança, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877.

A decisão foi comunicada na última sexta-feira (27) pela Aneel, e ocorre em razão do risco hidrológico, que resulta em reservatórios baixos, além do aumento no preço da energia no mercado, influenciado pelos custos de produção não contratada.

O sistema de bandeiras tarifárias, que foi instituído em 2015, classifica as tarifas em três cores: verde, amarelo e vermelho (nos patamares 1 e 2). A bandeira verde patamar 1, que representa a tarifa mais econômica, esteve em vigor por vários meses até ser substituída pela bandeira vermelha patamar 1 em setembro.

Segundo a Aneel, o objetivo do sistema de bandeiras tarifárias é proporcionar maior transparência na cobrança para os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), permitindo que eles ajustem seu consumo para tentar reduzir os custos na conta de luz.