Cotidiano

Dia dos Professores: história e significado

O Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro, homenageia os profissionais essenciais para a formação e o desenvolvimento de todas as profissões. Afinal, médicos, advogados, engenheiros e muitos outros não existiriam sem o papel fundamental dos professores.

Origem do Dia dos Professores

A data foi instituída em 15 de outubro de 1827, através de um decreto de Dom Pedro I, que criou a Escola de Primeiras Letras. Além disso, no mesmo dia, celebra-se o Dia de Santa Teresa D’Ávila, ou Santa Teresa de Jesus, padroeira dos professores.

No entanto, as comemorações do Dia dos Professores começaram 120 anos depois, em 1947, quando foi formada a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor”. A celebração foi oficializada pela Lei Estadual nº 174, em São Paulo.

Em 1963, o Decreto nº 52.682, de 14 de outubro, oficializou o Dia dos Professores como feriado escolar nacional. Hoje, porém, 15 de outubro é considerado um feriado escolar, mas não um feriado nacional. A data é ponto facultativo, ou seja, as escolas fecham, dando folga aos alunos e profissionais da educação, enquanto o comércio e outros setores funcionam normalmente.

Primeira Celebração

A primeira comemoração do Dia dos Professores aconteceu em São Paulo, liderada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido pela frase: “Professor é profissão, educador é vocação.”