Geral

Dia Mundial da Poupança: Sicredi celebra a tradição de ser uma instituição que apoia a estabilidade financeira.

Fomentar o desenvolvimento pessoal e gerar a prosperidade financeira é um dos valores do Sicredi.

Neste mês de outubro, o Dia Mundial da Poupança completa 100 anos desde sua criação, em 31 de outubro de 1924, na Itália, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de poupar e construir uma reserva financeira. O Sicredi, que é primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com mais de 120 anos de história, reforça essa mensagem, oferecendo orientações práticas sobre os primeiros passos e as vantagens da poupança para todos os brasileiros.

Apesar de existirem inúmeras alternativas de investimento no mercado, a poupança continua sendo a mais conhecida e utilizada pelos brasileiros. Segundo a 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, 25% da população ainda opta pela poupança, e 82% a consideram o investimento mais acessível e seguro. Além disso, conforme o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), há mais de 245 milhões de contas de poupança ativas no Brasil, com cerca de R$ 966 bilhões depositados.

O caminho para uma cultura de poupança:
Para quem deseja iniciar o hábito de poupar, o Sicredi oferece a Oficina do Futuro, uma ferramenta online que simula o impacto da poupança ao longo do tempo, ajudando a planejar o futuro financeiro com mais segurança. O Sicredi orienta a começar entendendo a própria situação financeira: listar receitas e despesas, ajustar pontos do orçamento e reservar, se possível, um valor inicial, mesmo que pequeno. O importante é criar o hábito de poupar um valor que não comprometa o orçamento. Com o tempo, a recomendação é destinar entre 10% e 15% do orçamento mensal para a poupança, proporcionando maior segurança em emergências.

“A poupança desempenha um papel fundamental na educação financeira de crianças e adolescentes. Ao incentivá-los a guardar dinheiro desde cedo, estamos promovendo uma relação saudável com o planejamento financeiro. Isso os prepara para gerenciar suas finanças de maneira mais próspera e consciente no futuro”, destaca Eduardo Ferreira, presidente da Sicredi Biomas.

Por que escolher a poupança do Sicredi:
Para associados Sicredi, investir na poupança traz não apenas segurança e isenção de taxas e impostos, mas também o benefício de apoiar o desenvolvimento local. Ao investir na cooperativa, os associados contribuem para a economia de suas regiões e têm a oportunidade de participar diretamente dos resultados da cooperativa.

O Sicredi está presente em cerca de duas mil cidades brasileiras e conta com mais de 2,7 mil agências, proporcionando fácil acesso para aqueles que desejam iniciar uma poupança. Além disso, a instituição mantém canais digitais para simplificar o atendimento e fornecer orientações financeiras aos seus mais de 8 milhões de associados.

Para quem deseja saber mais sobre a poupança e outras opções financeiras, o Sicredi conta com uma equipe de gerentes qualificados, prontos para atender e esclarecer todas as dúvidas. Encontre a agência mais próxima ou acesse os canais online para mais informações sobre como iniciar sua jornada de poupança e planejamento financeiro com segurança.