Início / Versão completa
Geral

Estudo aponta que Acre será o último estado a erradicar a extrema pobreza no Brasil

Por Cris Menezes 25/10/2024 08:01
Publicidade

Um estudo do Instituto Brasil em Mapas, divulgado na última quinta-feira (24), aponta que o Acre deve erradicar a pobreza extrema apenas em 2033, sendo o estado brasileiro com a previsão mais longa para eliminar essa condição social. Na sequência vêm Maranhão, com previsão de erradicação em 2027, e Ceará e Sergipe, ambos estimados para 2026.

Publicidade

De acordo com o estudo, o indicador da pesquisa é exclusivo e ressalta que o Brasil já superou em várias regiões a miséria enfrentada nas décadas de 1980 e 1990. A Organização das Nações Unidas (ONU) estipula como meta de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1) a erradicação da pobreza em todo o mundo. No Brasil, Santa Catarina é o estado mais próximo de alcançar essa meta, reduzindo sua taxa de pobreza extrema para menos de 3% em 2005. Hoje, o estado mantém uma taxa de 1,4%, sendo o primeiro no país a atingir esse patamar global.

Pobreza em Números

https://www.instagram.com/p/DBhQeQsva1e/?utm_source=ig_web_copy_link

Publicidade

A extrema pobreza ainda afeta 4,4% da população brasileira, o que corresponde a 16,9 milhões de pessoas. Alguns estados, como o Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, conseguiram reduzir esse índice para menos de 3% já em 2009. Outros, como São Paulo e Paraná, alcançaram o mesmo feito em 2011, com Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro atingindo o marco em 2012 e 2014, respectivamente.

A previsão para 2025 é que onze estados brasileiros, incluindo Bahia e Amazonas, erradiquem a pobreza extrema. O Banco Mundial define a erradicação da extrema pobreza como a redução da taxa para menos de 3% da população, considerando um padrão de sobrevivência de menos de US$ 2,15 por dia, ou cerca de R$ 209 por mês, segundo dados do IBGE e PNAD.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.