O governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em parceria com o Instituto Socioeducativo (ISE) e Ministério Público do Estado (MPAC), realizou a certificação de sete jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que concluíram o curso de barbeiro. A solenidade se deu nesta quinta-feira, 10, no Centro Socioeducativo Aquiry, em Rio Branco.
Com a oferta de cursos para o público em situação de privação de liberdade, o governo do Acre tem o propósito de promover a inclusão social e fornecer maiores chances para essas pessoas serem inseridas no mercado de trabalho, ou se tornarem empreendedoras, garantindo assim o sustento de suas famílias a partir do conhecimento adquirido com o curso.
O projeto direcionado à qualificação profissional dos jovens inseridos no sistema socioeducativo do Acre também possui outras capacitações em seu portfólio, como os cursos de cabeleireiro, corte e costura, informática básica, mecânico de refrigeração e climatização, manicure e pedicure, panificação e horticultor orgânico.
Representando o Ieptec na solenidade, a diretora de Ensino, Mara Lima, discursou aos presentes: “Este é o papel do Ieptec na sociedade, contribuir e trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Que esses jovens possam ver esse momento como um recomeço de vida”.
O presidente do ISE, Mário Cesar Freitas, exaltou o papel realizado pelas equipes do Instituto Socioeducativo: “Nossas unidades são escolas de cidadania. Nossos servidores, independente da função que desempenham, também são educadores. Procuramos mostrar uma direção melhor para a vida desses jovens através da educação profissionalizante”, disse.
Via Secom