Francisco Joerdes Nascimento, de 23 anos, foi preso nesta sexta-feira (4) no bairro Senador Pompeu, em Tarauacá, após pedir que policiais militares respeitassem a facção criminosa Comando Vermelho durante uma abordagem. Sua mãe, Marlene dos Santos Nascimento, de 49 anos, também foi detida por agredir um policial ao tentar impedir a prisão do filho.
Segundo o boletim de ocorrência, por volta das 15h29, policiais faziam patrulhamento na Rua Simão Leite Damasceno quando avistaram Joerdes em uma moto sem capacete, transportando uma criança de aproximadamente dois anos no tanque do veículo. Durante a abordagem, o suspeito, que já tem passagens pela polícia, se recusou a descer da moto e exigiu que os agentes respeitassem a facção Comando Vermelho.
De acordo com o sargento Júlio César, chefe da sessão de inteligência do núcleo de análise criminal do 7º Batalhão de Polícia Militar em Tarauacá, familiares de Joerdes tentaram interferir na ação policial. “Ele estava com os familiares, e alguns deles têm envolvimento com a organização criminosa. Um dos nossos policiais saiu lesionado durante a ação, pois a mãe tentou impedir a prisão e o irmão, que usa tornozeleira eletrônica, tentou tomar a arma de um policial antes de fugir”, relatou o sargento.
Júlio César destacou que esta foi a primeira vez que alguém vinculado ao crime organizado tentou confrontar diretamente o estado, exigindo “respeito” à facção.
Francisco Joerdes foi preso por desacato, desobediência, lesão corporal e resistência. Sua prisão foi decretada, e ele permanece à disposição da Justiça.