O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou, nesta terça-feira (1º), a liberar os pagamentos do calendário de setembro para os beneficiários que recebem acima do salário mínimo (R$ 1.412) e cujo cartão de benefício termina em 0 ou 6.
Atualmente, o INSS administra cerca de 40 milhões de benefícios, abrangendo aposentadorias, pensões e auxílios. Para verificar a data do pagamento, os beneficiários devem olhar o número final do cartão, desconsiderando o último dígito verificador que aparece após o traço.
O INSS também fez um alerta sobre a circulação de boatos nas redes sociais afirmando que o adiantamento do calendário de pagamentos para moradores do Rio Grande do Sul havia sido suspenso. A autarquia esclareceu que a informação é falsa e que os créditos continuarão a ser feitos no primeiro dia do calendário enquanto durar o estado de calamidade pública no estado.
Para os demais estados do país, o cronograma oficial do INSS permanece válido, com os depósitos realizados conforme o valor a ser recebido e o dígito final do benefício.