Ícone do site YacoNews

Mais de 1,8 milhão de empresas do Simples Nacional são notificadas pela Receita Federal para regularização de dívidas

MEIs precisam regularizar débitos para permanecer no Simples Nacional — Foto: Divulgação

A Receita Federal notificou mais de 1,8 milhão de empresas cadastradas no Simples Nacional para regularizarem suas dívidas, sob pena de exclusão do regime simplificado de tributação a partir de janeiro de 2025. Entre os notificados, estão 1.121.419 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 754.915 microempresas e empresas de pequeno porte, cujas pendências somam um total de R$ 26,7 bilhões.

Como regularizar as dívidas?

As empresas devem quitar todos os débitos listados no Relatório de Pendências, que acompanha o termo de exclusão emitido pela Receita Federal. Os documentos estão disponíveis no Portal do Simples Nacional, acessados por meio do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN) ou pelo Portal e-CAC.

Ao acessar o termo, a Receita Federal considera a notificação lida. Se o documento não for visualizado em até 45 dias, o prazo para regularização começa a contar automaticamente.

Caso as dívidas sejam pagas em até 30 dias após a leitura do termo, a exclusão do Simples Nacional será cancelada automaticamente, sem a necessidade de qualquer outro procedimento. Entretanto, se os débitos não forem quitados integralmente dentro do prazo, a empresa será excluída do regime simplificado a partir de 1º de janeiro de 2025. Para os MEIs, isso também significará o desenquadramento do SIMEI.

Notificações e contestação

As notificações foram enviadas pela Receita Federal entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, por meio do DTE-SN. Os empresários que desejarem contestar a exclusão devem encaminhar o pedido de revisão ao Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil, por protocolo via internet.

Sair da versão mobile