Na madrugada desta terça-feira (1), os moradores de Tarauacá, no interior do Acre, foram surpreendidos por um tremor de terra seguido de um forte estrondo. Embora o abalo não tenha sido registrado por plataformas de monitoramento geológico, ele foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros do município e também reportado por um usuário do site do Centro de Sismologia da USP.
Lucas Dourado, promotor de eventos e morador de Tarauacá, estava com a família em frente à casa de um tio, no bairro Senador Pompeu, por volta de meia-noite, quando sentiu o tremor e ouviu o estrondo, que inicialmente pensou ser uma explosão.
“Fiquei assustado e com medo de que fosse uma explosão de algo inflamável, pois o barulho foi muito forte no momento do tremor. Estava de pé e senti minhas pernas tremerem, além de perceber o chão balançar”, relatou Dourado.
Apesar do susto, ele afirmou que sua família não sofreu ferimentos e que não houve danos graves no local. “Foi uma experiência diferente, algo que nunca havia presenciado antes. Tanto minha família quanto meus amigos ficaram muito assustados e preocupados”, acrescentou.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Tarauacá, capitão Marcos, confirmou que os agentes de plantão também sentiram o tremor. No entanto, ele informou que não houve chamados para ocorrências graves relacionadas ao fenômeno.
“Alguns integrantes da guarnição, que estavam no quartel, perceberam o abalo. Mas, até o momento, não tivemos nenhuma solicitação. Fizemos algumas verificações e não constatamos nenhum dano significativo. E também não recebemos relatos de moradores prejudicados pelo tremor”, explicou o capitão.