A Polícia Federal lançou nesta quarta-feira (30) a Operação Barões do Arcanjo, destinada a desmantelar organizações criminosas envolvidas no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de capitais na região do alto e médio Rio Negro, com foco na cidade de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
A operação mobiliza mais de 150 agentes federais e resulta na execução de 17 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 47 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de veículos e do bloqueio de contas bancárias dos suspeitos. Os mandados foram autorizados pela Justiça Estadual do Amazonas e estão sendo cumpridos em diversas localidades, incluindo Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Alenquer, Diadema e Boa Vista.
As investigações iniciais indicaram a existência de uma rede criminosa financiada por empresários envolvidos na venda de drogas e armas, além da lavagem de dinheiro. A operação revelou um esquema logístico entre traficantes e empresários locais, com múltiplos núcleos atuando no Amazonas e regiões adjacentes. Foram identificadas várias táticas para a lavagem de dinheiro e o tráfico de drogas, com a movimentação de mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos, utilizando laranjas e empresas de fachada.
As medidas cautelares visam coletar provas sobre a prática dos crimes e aprofundar a investigação sobre a origem e o destino das drogas, além de identificar outros envolvidos na organização criminosa. As penas para os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro podem ultrapassar 30 anos de prisão.