Cidades

Rio Acre atinge 2,70 metros após quatro meses de secas, com elevação de mais de 1 metro em 24 horas

O Rio Acre subiu mais de 1 metro nas últimas 24 horas em Rio Branco, capital do Acre, e agora registra 2,70 metros, segundo a medição da Defesa Civil Municipal realizada às 7h desta segunda-feira (14). Esse aumento significativo ocorre após 122 dias em que o nível do rio permaneceu abaixo de 2 metros. No domingo (13), a medição indicava 1,59 metro, refletindo um crescimento de 1,11 metro em um único dia.

O aumento do nível do rio está relacionado ao volume de chuva de 20,60 milímetros registrado no domingo. Desde o início de outubro, a capital acumula 136 milímetros de precipitação, o que representa 79,5% da média esperada para o mês, que é de 171 milímetros.

Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil Estadual, indica que a previsão é de que as chuvas continuem, mesmo que em volumes reduzidos. “A tendência é que essas chuvas se intensifiquem, e que o nível do rio continue subindo”, disse. A última vez que o Rio Acre superou a cota de 2 metros foi em 13 de junho, quando atingiu 2,06 metros.

Apesar do aumento em Rio Branco, outras regiões do estado ainda apresentam redução nos níveis dos rios e igarapés, necessitando de chuvas mais intensas. Até agora, o Rio Acre já subiu 1,27 metro apenas em outubro.

Esta é a primeira vez desde 1971 que o rio se manteve por tanto tempo abaixo da cota de 2 metros. A seca de 2024 foi reconhecida como a maior da história do estado, com a marca de 1,23 metro sendo registrada no dia 21 de setembro.

Para enfrentar a crise de abastecimento causada pela seca, o governo do Acre decretou emergência em 11 de junho, e o Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) construiu uma barragem próxima à Estação de Tratamento de Água para garantir o fornecimento.

Via G1 Acre.