ACRE

TJAC organiza roda de conversa sobre direitos e inclusão da comunidade LGBTQIA+

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Comitê de Diversidade e da Escola do Poder Judiciário (ESJUD), realizará uma roda de conversa sobre “Direitos Fundamentais: Diversidade e Inclusão” na próxima segunda-feira, 9 de outubro. O evento acontecerá das 9h às 11h no Palácio da Justiça e será transmitido via Google Meet para os participantes do interior do Estado.

A atividade, que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASD) e da Escola do SENAI, está aberta tanto ao público interno do Poder Judiciário quanto ao público externo interessado no tema. Serão disponibilizadas 50 vagas, com inscrições abertas de 3 a 7 de outubro pelo link: Inscrições TJAC.

Segundo a presidente do Comitê de Diversidade do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, o objetivo da iniciativa é promover um diálogo com a comunidade LGBTQIA+ sobre suas vivências e os desafios enfrentados diariamente, especialmente em relação às suas identidades pessoais e à implementação da retificação de nomes e gêneros para mulheres trans e travestis no Acre.

A desembargadora ressalta que discutir temas relacionados à diversidade e aos direitos da comunidade LGBTQIA+ é crucial para promover a visibilidade, combater o preconceito e fomentar políticas públicas voltadas à educação e saúde mental.

“Convido todos a participarem desta atividade, que será fundamental para ampliar a compreensão sobre a realidade dessas pessoas e para promover esforços na redução de preconceitos. Esses debates são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam viver plenamente suas identidades”, afirmou.