Justiça

Tribunal decide na terça se acusado de matar ciclista será levado a júri popular

Após o ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público nesta segunda-feira (28), o Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco retoma suas atividades nesta terça-feira (29) com a audiência de instrução e julgamento de André Barbosa. Ele é acusado de homicídio qualificado e de envolvimento com organização criminosa pelo assassinato de Francisco de Assis Silva de Souza, conhecido como “Chiquinho”, ocorrido em abril de 2023.

O juiz Robson Aleixo, responsável pelo caso, ouvirá as alegações do Ministério Público do Acre (MPAC) e da defesa antes de decidir se o caso irá a julgamento popular. O MPAC acusa Barbosa de ser o autor dos disparos que mataram Souza, um ciclista de 34 anos.

Segundo a denúncia, o crime aconteceu na noite de 23 de abril de 2023, quando Francisco pedalava pela Rua Maria Elza Castelo, na Cidade do Povo. Ele foi interceptado por dois homens em uma motocicleta, um dos quais desceu armado com uma pistola 9mm e disparou à queima-roupa contra sua cabeça e tórax, resultando em sua morte instantânea.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) identificaram evidências que apontam Barbosa como o autor dos tiros. Formalmente acusado pelo MPAC, ele responderá às acusações de homicídio qualificado e associação criminosa.