ACRE

Coronel Marta Renata será a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Acre

Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp.

Pela primeira vez na história da Polícia Militar do Acre (PMAC), uma mulher assumirá o cargo de comandante-geral da corporação. A coronel Marta Renata, de 44 anos, natural de Rio Branco, será a responsável pela liderança da instituição, que completa 108 anos no Estado. Marta, formada em Letras e Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), tem uma carreira diversificada que inclui atuação como professora antes de ingressar na PMAC, em 2005.

Ela substituirá o coronel Luciano Dias Fonseca, que deixará o cargo no próximo dia 10 de dezembro. A nomeação de Marta foi anunciada pelo governador Gladson Cameli, que também a nomeou subcomandante-geral da PMAC em julho deste ano.

Embora nunca tenha imaginado seguir a carreira militar, Marta considera a escolha como a melhor da sua vida. Ao longo de sua trajetória na PMAC, ela passou por diversos cargos, incluindo diretoria operacional, assessoria de comunicação e jurídica, além de coordenadora administrativa e operacional do 3º Batalhão em Rio Branco.

Sede do Comando-geral da Polícia Militar do Acre/Foto: ContilNet.