Cidades

Escassez de combustível e produtos em Santa Rosa do Purus leva moradores a longas filas e alta nos preços

Foto: Reprodução

A população de Santa Rosa do Purus, no interior do Acre, enfrentou longas filas em postos de gasolina nesta sexta-feira (1) em busca de combustível, que estava escasso devido à seca severa na região. Segundo informações, cerca de 4 mil litros de combustível chegaram ao município pela manhã, o que intensificou a procura, já que os moradores temem que o produto acabe rapidamente.

Na quinta-feira (31), o prefeito reeleito, Tamir de Sá (MDB), apelou às autoridades por apoio em meio à crise de abastecimento. Em vídeo, ele relatou que a cidade estava há pelo menos 10 dias sem receber suprimentos. “Pedimos ajuda às nossas autoridades em Brasília, ao nosso governador, deputados, enfim, que nos ajudem. A situação é de emergência”, disse Tamir.

A seca afeta não só o abastecimento de combustível, mas também o de alimentos e outros produtos. No porto de Santa Rosa, balsas estão paradas, e até pequenas embarcações têm dificuldades para navegar devido ao nível extremamente baixo do rio. O que antes era uma viagem de quatro dias se estendeu para dez dias devido ao impacto do verão amazônico. Essa escassez também elevou os preços de itens básicos – uma garrafa de refrigerante de 2 litros, por exemplo, já custa cerca de R$ 25.