Uma forte explosão abalou a Praça dos Três Poderes em Brasília na noite desta quarta-feira, deixando a capital federal em estado de choque e apreensão. O incidente ocorreu por volta das 19h30, próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF), e foi seguido por outra explosão em um veículo no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados.
As autoridades ainda investigam as causas das explosões, mas informações preliminares indicam que um homem morreu no local. O corpo foi encontrado na calçada em frente ao STF. A área foi rapidamente isolada pelas forças de segurança e o prédio do STF foi evacuado.
A Polícia Militar do Distrito Federal instaurou a “Operação Petardo” para descartar a presença de outros explosivos na área. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal confirmou a morte e está prestando assistência no local.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a área isolada e um forte esquema de segurança. A população está sendo orientada a evitar a região.
Este incidente ocorre em um momento de grande sensibilidade política no país, após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A Praça dos Três Poderes, palco daqueles eventos, volta a ser centro das atenções por um acontecimento que gera preocupação e exige respostas das autoridades.