ACRE

Governo apresenta resultados da limpeza do Igarapé São Francisco e planeja próximas ações em Rio Branco

A Secretaria de Governo do Acre (Segov) reuniu, nesta segunda-feira, 11 de novembro, gestores estaduais e municipais para apresentar os resultados da recente operação de limpeza no Igarapé São Francisco, em Rio Branco, além de discutir próximas etapas e a importância da conscientização ambiental para a preservação do local.

Participaram da reunião representantes de diversos órgãos, incluindo a Secom, Segov, Iapen, Sema, Sehurb, Deracre, Imac, Defesa Civil Estadual, CBMAC, PMAC, e Prefeitura de Rio Branco, representada pela Semeia e SMCCI. “Reunimos várias entidades governamentais e municipais, contando com a mão de obra carcerária fornecida pelo Iapen, e realizamos uma operação de 21 dias que resultou na remoção de mais de 112 toneladas de entulhos em um trecho de 22 quilômetros. Agora, estamos planejando expandir o projeto para igarapés afluentes do São Francisco”, afirmou Egleuson Araujo, gestor da Sehurb.

A operação, que ocorreu entre 11 e 25 de outubro, abrangeu a limpeza da calha do igarapé, do bairro Universitário até Adalberto Aragão, onde deságua no Rio Acre. A limpeza foi realizada em bairros como Mocinha Magalhães, Joafra, Conquista, Santa Quitéria, Raimundo Melo, Vila Ivonete, São Francisco, Jardim Tropical e Adalberto Aragão, e incluiu a remoção de resíduos sólidos, entulhos e balseiros.

Luiz Calixto, gestor da Segov, ressaltou a importância da conscientização ambiental para evitar o acúmulo de lixo: “Investiremos muito em educação e fiscalização para conscientizar a população sobre a destinação correta do lixo. Queremos que as pessoas entendam que o aterro sanitário é o lugar correto para descarte, não os igarapés.”

A operação contou com a participação de 30 apenados do Iapen e o uso de equipamentos como motosserras, cortadores de grama, foices, sacos de lixo, caminhões basculantes fornecidos pelo Deracre, e embarcações disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros. A ação foi coordenada e fiscalizada pela Sehurb, com o objetivo de manter o igarapé preservado e em bom estado de funcionamento.

A parceria entre órgãos como a Segov, Sema, Deracre, Imac, e o apoio da Prefeitura de Rio Branco garantiu o sucesso da limpeza, e novas ações estão sendo planejadas para outros igarapés na cidade.