O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em cooperação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) da 14ª Região (AC/RO) e a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (SESACRE), está adquirindo uma aeronave equipada com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea. O investimento, estimado em R$ 28.748.424,43, possibilitará a utilização de um avião modelo Grand Caravan EX, já empregado em outras regiões do Brasil e em mais de 60 países. A compra foi oficializada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (13).
Com a nova aeronave, o CBMAC terá capacidade para atender comunidades indígenas, áreas remotas na floresta e assentamentos isolados, proporcionando agilidade em emergências médicas, evacuações, transporte de vacinas e suprimentos médicos, além de suporte em situações de defesa civil e desastres. A expectativa é que o uso do avião também reduza custos e tempo de resposta em operações de segurança pública e defesa social.
A compra da aeronave é resultado de um projeto de captação de recursos apresentado pelo CBMAC ao MPT, com suporte jurídico da Procuradoria Geral do Estado do Acre (PGE), que garantiu os recursos necessários a partir de decisões em ações trabalhistas. A Secretaria de Saúde complementará o investimento conforme a Portaria Conjunta nº 460, publicada recentemente. O primeiro pagamento, de R$ 9.895.917,17, foi feito com recursos de precatórios trabalhistas.
A previsão é que o avião chegue ao Acre em setembro de 2025, após a fabricação, iniciada com o primeiro pagamento realizado em dezembro de 2023.