POLICIAL

Operação policial é deflagrada no Acre após invasão de facção a aldeia com mortes e violência

O governo do Acre anunciou na noite desta quarta-feira (27) uma operação conjunta para conter uma facção criminosa que, segundo denúncias, invadiu a Terra Indígena Rio Gregório, no município de Tarauacá. A ação ocorre após relatos de violência, incluindo o assassinato de uma mulher e uma criança.

A operação é conduzida por forças de segurança estaduais e federais, incluindo agentes das polícias militar, civil e federal, além do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), com suporte de equipes deslocadas de Cruzeiro do Sul.

O cacique Biraci Junior Yawanawa, líder da etnia Yawanawa, relatou que mulheres e crianças têm sido vítimas de abusos e agressões na região.

Para superar os desafios de acesso ao local, o governo conta com o apoio de aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que dão suporte logístico às equipes na área de difícil acesso.

“As ações estão sendo planejadas e executadas com cuidado, e todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para garantir a segurança dos povos Katukina e demais comunidades da Terra Indígena Rio Gregório”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia.

A operação reforça o compromisso das autoridades em combater a violência e proteger os povos indígenas da região.