POLICIAL

Policial aposentada reassume presidência da associação de apoio a pacientes com câncer em Rio Branco

A nova diretoria da Associação Amigos do Peito, em Rio Branco, foi oficialmente empossada nesta sexta-feira, 8, com a policial militar aposentada Maria Barbosa Gomes assumindo a presidência pela terceira vez consecutiva. Fundada em 2002 pela juíza Maria Tapajós Sant’ana, a Associação oferece apoio a pacientes com câncer que vêm de outras cidades para se tratar na capital. A casa de apoio tem capacidade para hospedar 30 pessoas, mas em períodos de alta demanda chega a acolher até 50. No momento, 15 pacientes estão no local, com mais chegadas previstas para a próxima semana.

“Nossa missão aqui é oferecer acolhimento, hospedagem, alimentação, atendimento psicológico e suporte de enfermagem,” explicou Maria Barbosa. “Também organizamos o transporte até o hospital para que façam exames e tratamentos no Unacom. Nosso trabalho é voluntário e não remunerado, mas o objetivo é garantir que as pessoas tenham o apoio necessário durante esse momento difícil.”

A Casa recebe pacientes de várias cidades, cada um com histórias de superação e coragem. Na nova diretoria, a tesoureira é a tenente aposentada Inês Pereira de Melo, que superou um câncer de mama. Ela entende a importância de ter suporte em uma situação de fragilidade longe de casa: “Fiz meu tratamento em Barretos, São Paulo, e sei como é enfrentar a doença em outra cidade. Hoje quero ajudar para que outros recebam um atendimento digno, humano, com diagnósticos rápidos, já que muitos esperam muito tempo. A juíza Tapajós também lutou contra um câncer de mama, e acredito que foi a dificuldade que ela viu no tratamento das pessoas que a motivou a fundar essa casa,” destacou Inês.

A Casa de Apoio é sustentada por um convênio com a Secretaria de Estado de Saúde e conta com recursos de emendas parlamentares. Qualquer pessoa interessada pode contribuir com doações.