Cinco municípios acreanos foram incluídos na lista de cidades prioritárias para ações de prevenção e combate ao desmatamento e à degradação florestal, conforme atualização publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (13). Feijó, Manoel Urbano, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá estão entre os municípios do estado considerados essenciais para as ações ambientais.
A portaria nº 1.202, de 11 de novembro, assinada pelo ministro substituto do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Ribeiro Capobianco, estabelece a lista atualizada de municípios prioritários para ações de prevenção, controle e redução do desmatamento no Brasil.
Além disso, a portaria solicita a relação das cidades com desmatamento monitorado e sob controle; no entanto, nenhum município acreano consta nessa lista. A normativa entrou em vigor na data de sua publicação.
Pacto para prevenção de incêndios
Em junho, durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador do Acre, Gladson Cameli, firmou um pacto com o governo federal para fortalecer o controle e a prevenção de incêndios na Amazônia. A assinatura do compromisso ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que é acreana.
Na ocasião, Cameli destacou o preparo do estado para contribuir com a redução dos impactos ambientais. “O Acre reafirma seu compromisso com a agenda ambiental do governo federal, ciente da necessidade de integrar políticas públicas que garantam a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade dos ecossistemas,” declarou o governador.