A influenciadora Viih Tube foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quinta-feira (14), três dias após o nascimento de seu segundo filho, Ravi, devido a uma hemorragia pós-parto. A jovem de 24 anos precisou de uma transfusão de sangue, mas, segundo sua equipe, ela e o bebê estão fora de risco.
Viih Tube havia compartilhado em suas redes sociais, na quarta-feira (13), que enfrentou complicações durante o parto. “Que uó, o que eu mais queria era ter conseguido o normal, tanto que fiquei 19 horas em trabalho de parto. Mas não iria arriscar meu filho ou a mim. Depois conto o que aconteceu, mas fui direto para a cesárea,” relatou ela.
Em nota, a equipe da influenciadora informou que Viih está acompanhada pela mãe na UTI e se recupera bem.
A hemorragia pós-parto é uma complicação perigosa se não tratada rapidamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 14 milhões de mulheres sofrem dessa condição anualmente, resultando em aproximadamente 70 mil óbitos.
A obstetra Wilza Márcia Ferreira Batalha, do hospital Anchieta (DF), explica que a hemorragia pós-parto ocorre quando há uma perda de mais de 500 ml de sangue em partos normais ou de mais de 1 litro em cesáreas nas primeiras 24 horas. Essa perda de sangue pode ser causada por fatores como falta de contração uterina, traumas ou lacerações.
Embora ainda não se saiba a causa exata da hemorragia de Viih Tube, uma das causas mais comuns é a atonia uterina, quando o útero não se contrai adequadamente após o parto. Essa condição impede que o corpo expulse a placenta e feche os vasos sanguíneos, resultando em sangramento excessivo.
“A ausência de contrações pode exigir medidas urgentes, como transfusão de sangue e, em casos extremos, até a retirada do útero,” explica a ginecologista e obstetra Fabiana Ruas, do Hospital São Luiz Anália Franco (SP). Ruas também destaca que tratamentos medicamentosos e dispositivos específicos podem ajudar a controlar a atonia se diagnosticada a tempo.