POLICIAL

Ações dos GCAPs da Polícia Federal em Rondônia resultam em 500 prisões em 2024

A Polícia Federal em Rondônia alcançou um marco expressivo em 2024, com 500 mandados de prisão cumpridos pelos Grupos de Captura da PF (GCAPs). Esse número representa um aumento de quase 45% em relação a 2023, quando foram cumpridos 346 mandados.

Os mandados abrangem ordens expedidas tanto pela Justiça Federal quanto pela Estadual, resultando na captura de centenas de criminosos. Entre os crimes mais comuns associados a essas prisões estão estupro, tráfico de drogas, roubo e homicídio.

Criados em janeiro de 2023, os GCAPs têm como objetivo rastrear, localizar e capturar foragidos. Com bases na Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho/RO e nas Delegacias de Vilhena/RO, Guajará-Mirim/RO e Ji-Paraná/RO, os grupos atuam estrategicamente em todo o estado.

A operação dos GCAPs conta com a colaboração de outras forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, BPFRON e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RO).

Com um trabalho integrado e resultados consistentes, os GCAPs consolidam sua importância no combate à criminalidade em Rondônia.