O governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Acre (PMAC), lançou na manhã desta quarta-feira, 4, a Operação Papai Noel 2024. Participam desta operação militares de todo o estado, e todas as unidades operacionais da Polícia Militar, e as unidades administrativas também estarão envolvidas nesse policiamento.
O objetivo da coletiva foi dar publicidade às atividades operacionais que serão executadas pela instituição, por meio de sua Diretoria Operacional, durante o período que antecede as festividades natalinas e de fim de ano, compreendido entre 29 de novembro de 2024 e 2 de janeiro de 2025.
“Vamos trabalhar não só nas ruas, mas também na vigilância de câmeras inteligentes por meio da inteligência artificial e também repassando e comunicando-se diariamente com a população. Também iremos aumentar a presença policial e garantir tranquilidade para a população”, afirma o comandante-geral, coronel Luciano Dias Fonseca.
Em média, de 100 a 150 policiais estarão nas ruas durante esses períodos, principalmente nas semanas que antecedem o Natal. A subcomandante, coronel Marta Renata, explica que todo o policiamento será reforçado em áreas comerciais, terminais e pontos de ônibus:
“A Operação Papai Noel deu início no último dia 29, no pagamento do funcionalismo público, porque entendemos que é um período em que a população vai para as ruas, quer presentear, quer aproveitar esse momento natalino, quer passear, então, a Polícia Militar se organizou no sentido de estar presente nessas áreas comerciais, tanto pela manhã quanto à tarde”.
A coronel conta, ainda, que a partir do dia 16 será implementado o policiamento no período noturno, quando há uma presença maior da população nas ruas. “A Polícia Militar estará em ação nos três períodos, para garantir que a população que passeia e compra aproveite esse período natalino”, afirma.
Serão realizadas barreiras rápidas de vias de grande fluxo com foco no desarmamento, fiscalização de bares, sucatões e lojas de conserto de celulares, além de blitz de trânsito, palestras, apresentações musicais, dentre outras ações.
A tenente-coronel da PM do Policiamento da Capital e Região Metropolitana, Jokebed Lima Taveira, pontuou sobre algumas medidas protetivas e de cuidado à população durante esse período festivo: “Ter atenção aos objetos, bolsas, carteiras, em relação ao celular, colocar em bolsos na frente, não se distrair atravessando ruas, não parar em frente de lojas e ficar fazendo manejo no celular. Precisamos criar formas de controle para não sermos vítimas e acabar nos colocando em situação que favoreça o criminoso. São medidas cautelosas que são fundamentais para o policiamento. Os cidadãos precisam se conscientizar que o papel deles também contribui na redução de crimes”, atesta.
Via Secom