A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Rio Branco, sedia, entre os dias 10 e 12, terça a quinta-feira, a Formação Inicial e Continuada para coordenadores dos Polos UAB, mantidos pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O evento reúne os representantes dos oito polos de Educação a Distância (EaD) que atendem os municípios de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
Com o objetivo de aprimorar a gestão administrativa, técnica e pedagógica dos polos UAB no Acre, a programação inclui palestras, painéis e rodas de conversa sobre temas essenciais para a EaD. A iniciativa busca fortalecer práticas de gestão, elevar a qualidade da educação ofertada e fomentar o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos disponíveis.
Além disso, o encontro é um espaço estratégico para ampliar as redes de colaboração entre coordenadores, departamentos e divisões da SEE e instituições parceiras, consolidando o papel dos polos UAB como importantes vetores do ensino superior no estado.
“Continuo na coordenação por mais quatro anos, e as formações continuadas são muito importantes. Recebemos muitas informações para levarmos aos nossos polos e, ao mesmo tempo, compartilhamos nossas experiências, dificuldades e expectativas. Isso nos ajuda a melhorar ainda mais o ensino a distância ofertado pela Universidade Aberta do Brasil”, afirmou a coordenadora do Polo UAB em Xapuri, Elisangela Horácio Menezes.
A gestão dos coordenadores dos Polos UAB tem duração de quatro anos. Recentemente, foi realizado o processo seletivo para a nova gestão. Dos oito coordenadores, seis foram reconduzidos ao cargo. Apenas os polos de Rio Branco e Brasileia contarão com novos gestores.
“Trabalharemos aspectos como gestão administrativa, gestão de pessoas, gestão didática dos cursos e gestão pedagógica, buscando fortalecer a liderança dos coordenadores nos polos. Eles são os responsáveis pela gestão local, incentivando matrículas em cursos superiores e especializações ofertados pelas universidades do sistema UAB”, destacou a chefe do Departamento de Formação e Assistência Educacional da SEE, Lídia Cavalcante.
O chefe da Divisão de Ensino Superior da SEE, Jacimar Antônio da Silva, reforçou a continuidade do trabalho: “Essa formação é um ponto de partida. Vamos continuar acompanhando e conduzindo o processo de formação a distância com os coordenadores. Algumas atividades envolverão também os colaboradores dos polos, para que o trabalho em conjunto seja cada vez mais qualificado, eficiente e eficaz”.
O Sistema UAB é uma plataforma que permite a oferta gratuita de cursos a distância (EaD) por instituições públicas de ensino superior. A prioridade é atender professores em efetivo exercício na educação básica pública que ainda não possuem graduação, além de oferecer formação continuada àqueles já graduados.
Via Secom