Após mais de três meses foragido, Adelcivane Gomes de Azevedo, conhecido como “Vane”, foi recapturado na madrugada desta segunda-feira (23), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. A ação foi coordenada pela Polícia Civil em parceria com a Polícia Penal, segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC).
Adelcivane escapou do presídio Manoel Neri da Silva no dia 9 de setembro, junto com Rodrigo Duarte Gomes. Dias após a fuga, no dia 16 de setembro, Rodrigo foi encontrado morto em uma área de mata na região do Rio Croa, também em Cruzeiro do Sul.
Essa não foi a primeira vez que Adelcivane fugiu da unidade prisional. Em julho de 2024, ele e outros três detentos escaparam após abrir um buraco na parede da cela no bloco 12 do presídio. Ele foi recapturado sete dias depois, enquanto circulava de bicicleta pela Avenida Coronel Mâncio Lima. Além disso, em 2017, ele participou de uma fuga em massa com 16 detentos, sendo localizado posteriormente na casa da mãe.
Em 2024, já foram registradas ao menos sete fugas bem-sucedidas em unidades prisionais do estado, evidenciando desafios recorrentes no sistema penitenciário do Acre.