Com um clima marcado por chuva, o governador Gladson Cameli acendeu, na noite deste domingo (15), as luzes natalinas do Palácio Rio Branco, dando início à programação do Natal da Família 2024. O evento busca promover momentos de comunhão e amor, celebrando o verdadeiro espírito natalino com atividades culturais para todas as famílias acreanas.
Devido ao mau tempo, a tradicional Cantata de Natal da Escola de Música do Acre foi adiada para esta segunda-feira (16). Apesar disso, Cameli interpretou a chuva como um bom presságio:
“Este é um período para renovarmos nossas energias. Dizem que quando chove, está limpando os males para que possamos praticar o bem, sermos melhores e termos esperança de dias mais justos.”
Ao lado do Papai Noel e de personagens natalinos, o governador destacou a vasta programação do evento, que ocorre de 20 a 23 de dezembro, com atividades culturais, apresentações musicais e teatrais, além de feiras que movimentam a economia solidária.
Em sua fala, Cameli definiu 2024 como “um ano de emoções” e reforçou que 2025 será um período de ainda mais realizações:
“Conseguimos vencer compromissos e executar muitos projetos, mas tenho certeza de que 2025 será o ano do executar. Vamos trabalhar para diminuir as desigualdades e construir um Acre mais justo.”
Segundo o secretário estadual de Obras, Ítalo Lopes, foram investidos R$ 2,3 milhões na ornamentação natalina de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A capital recebeu a maior parte do investimento, com R$ 2 milhões. Lopes destacou o impacto econômico e o reaproveitamento de parte da iluminação do ano anterior.
A programação natalina, organizada em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), busca integrar cultura, lazer e economia. O presidente da FEM, Minoru Kinpara, enfatizou que as atividades foram pensadas para toda a família e convidou o público a prestigiar o evento:
“Tudo foi feito com amor e só faz sentido se vocês vierem. A magia e a arte estão aqui esperando por vocês.”
A iluminação natalina ficará disponível para visitação até 6 de janeiro de 2025.