Justiça do Acre participa de debate sobre mudanças climáticas na 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Em um momento de crescente preocupação com os fenômenos climáticos extremos que têm atingido o Acre, como enchentes, secas e poluição atmosférica, o juiz de Direito Danniel Bomfim, representando o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), participou da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada nesta terça-feira (3) na Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento, com o tema “Emergência Climática: o desafio da Transformação Ecológica”, foi promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e serviu como uma etapa preparatória para a conferência nacional sobre o tema. O objetivo principal foi promover um diálogo entre a sociedade e as instituições públicas, com o intuito de elaborar soluções para os problemas causados pela degradação ambiental e o esgotamento dos recursos naturais.

A crise climática tem afetado especialmente as populações mais vulneráveis, que vivem em áreas de risco e carecem de acesso a serviços básicos. Para discutir esses desafios, a conferência abordou os seguintes eixos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental.

Ao final do evento, espera-se que sejam formuladas 10 propostas a serem implementadas, além da eleição de delegados e delegadas de Rio Branco para representar o município na Conferência Estadual.

Categories: ACRE
Tags: DESTAQUE