O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compartilhou nesta sexta-feira (13) um vídeo caminhando pelos corredores do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, acompanhado pela primeira-dama, Rosângela Silva (Janja), e pelo neurocirurgião Marcos Stavale. Na gravação, é possível ver um curativo na cabeça do presidente.
“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, escreveu Lula na publicação. Ele afirmou estar se alimentando bem, conversando bastante e se preparando para retomar sua rotina em breve. “Em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando”, completou.
Lula saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã desta sexta-feira, três dias após passar por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10). O procedimento envolveu a drenagem de uma hemorragia intracraniana causada por um acidente doméstico sofrido em outubro.
Na quinta-feira (12), o presidente foi submetido a uma embolização para evitar novos sangramentos e, à noite, teve o dreno intracraniano removido. Segundo o boletim médico mais recente, divulgado hoje, Lula “segue lúcido e orientado” e apresenta boa evolução clínica.
Retorno à Brasília previsto para próxima semana
Apesar da recomendação de repouso relativo, o presidente manteve algumas atividades durante o período de recuperação. Ele recebeu a visita de familiares e filhos, sancionou atos de governo e realizou videochamadas com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Lula deu entrada no hospital na segunda-feira (9) à noite, após sentir fortes dores de cabeça. A transferência de Brasília para São Paulo foi necessária após exames detectarem uma hemorragia em um dos ferimentos na cabeça, consequência do acidente doméstico.
A expectativa da equipe médica é que Lula receba alta e retorne a Brasília no início da próxima semana.