POLICIAL

Polícia Penal frustra tentativa de fuga em massa na penitenciária Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco

Uma tentativa de fuga em massa na penitenciária Francisco D’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco, foi frustrada na noite de domingo (24), graças à ação rápida e eficaz de policiais penais. Pelo menos três detentos, que estavam prestes a escapar, foram contidos.

A FOC, localizada na capital acreana, é a unidade prisional mais antiga e uma das principais do sistema penitenciário do estado. Segundo Édem Azevedo, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Acre (Sindpol), os presos haviam serrado parte do portão frontal do pavilhão H durante a madrugada de sábado (23).

Na tentativa de alcançar a muralha, os detentos improvisaram uma escada feita de panos amarrados, conhecida como “teresa”. No entanto, o plano foi interceptado pelas Equipes Bravo e Delta, responsáveis pela vigilância da Unidade de Regime Fechado 01, também chamada de “Chapão”.

O Sindpol emitiu uma nota elogiando o desempenho dos policiais penais envolvidos na ação. “Este feito evidencia a competência técnica e a vigilância incansável desses servidores, além de reforçar a importância do trabalho essencial realizado pelos policiais penais no Acre”, destacou Azevedo.

Desde que a vigilância da muralha passou a ser realizada exclusivamente por policiais penais, em 2019, diversas tentativas de fuga foram frustradas. O sindicato aproveitou para enaltecer o comprometimento das equipes.

“Aos bravos integrantes das Equipes Bravo e Delta, nossa mais profunda gratidão e respeito. Vocês são a personificação da bravura, ética e compromisso com a segurança pública do nosso estado”, conclui a nota.