A Caixa Econômica Federal começa a liberar nesta segunda-feira (20) a parcela de janeiro do novo Bolsa Família. O pagamento segue o cronograma vinculado ao Número de Inscrição Social (NIS), com os beneficiários de final 1 recebendo o valor hoje.
No Rio Grande do Sul, o pagamento será realizado de forma unificada nesta segunda-feira, independentemente do número do NIS, beneficiando cerca de 620 mil moradores do estado. O mesmo ocorre para beneficiários de municípios em situação de emergência ou calamidade pública em outros estados.
O valor mínimo do benefício é de R$ 600, com adicionais previstos:
Tradicionalmente, o Bolsa Família é pago nos últimos dez dias úteis do mês. As informações sobre datas de pagamento, valores e composição das parcelas podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem, utilizado para acompanhar as contas poupança digitais.
Cerca de 2,8 milhões de famílias estão incluídas na regra de proteção em janeiro. Vigente desde junho de 2023, a regra permite que famílias com membros que consigam emprego e aumentem a renda recebam 50% do benefício por até dois anos, desde que cada integrante receba até meio salário mínimo.
Desde a retomada do Bolsa Família, em 2023, os beneficiários não sofrem mais descontos referentes ao Seguro Defeso, conforme estabelecido pela Lei 14.601/2023. O Seguro Defeso é destinado a pescadores artesanais impedidos de trabalhar durante a piracema.
Em janeiro, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que é realizado a cada dois meses. O benefício voltará em fevereiro e é destinado a famílias cadastradas no CadÚnico, com prioridade para mulheres chefes de família e vítimas de violência doméstica.