Cidades

Estátua de Chico Mendes é novamente alvo de vandalismo em Rio Branco

Imagem via Contilnet.

O monumento em homenagem a Chico Mendes, localizado no centro de Rio Branco, foi alvo de mais um ato de vandalismo. Desta vez, as mãos da estátua foram arrancadas nesta quarta-feira (15).

A estátua, que já foi vandalizada em outras ocasiões, enfrenta um histórico de descaso e ataques. Em julho de 2022, o monumento foi derrubado de sua base, gerando grande repercussão. Na época, Ângela Mendes, presidente do Comitê Chico Mendes e filha do líder seringueiro, denunciou o ato nas redes sociais, cobrando medidas das autoridades.

O episódio também ganhou atenção nacional, sendo criticado pelo então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que classificou o ataque como uma tentativa de apagar o legado de Chico Mendes.

O monumento original, que representava Chico Mendes ao lado de uma criança simbolizando seu filho, foi vandalizado em 2018, quando a estátua da criança foi retirada.

Em 2023, a estátua passou por um processo de revitalização promovido pela Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM) e foi recolocada na Praça dos Povos da Floresta. Apesar dos esforços de preservação, os atos de vandalismo continuam afetando o tributo a um dos maiores símbolos da luta ambientalista no Brasil.