MUNDO

Jovem morre ao ser atingida por elefante durante banho em santuário na Tailândia

Blanca Ojanguren, uma turista espanhola de 22 anos, morreu nesta sexta-feira (3) após um incidente com um elefante no santuário Koh Yao Elephant Care, localizado na cidade de Yao Yai, na Tailândia. Ela estava participando de uma atividade popular entre os turistas, onde é permitido dar banho em elefantes resgatados.

A jovem, que era estudante de Direito e Relações Internacionais em Valladolid, havia terminado recentemente um intercâmbio internacional em Taiwan e estava viajando pela Ásia. Durante a atividade, o elefante reagiu inesperadamente e a atingiu com uma de suas presas ao passar em frente ao animal. Apesar dos esforços médicos, Blanca não resistiu aos ferimentos.

Após o acidente, o perfil oficial do santuário no Instagram foi removido, mas testemunhas e turistas que haviam visitado o local compartilharam fotos mostrando a prática, que é uma das atrações turísticas mais populares no país. A atividade ajuda a financiar os cuidados dos elefantes resgatados.

A Universidade de Navarra, onde Blanca estudava, se recusou a fornecer mais informações sobre a jovem por “respeito à dor da família, que prefere privacidade”. O Ministério de Relações Exteriores da Espanha informou que o Consulado em Bangkok está oferecendo apoio consular à família.

O Departamento de Parques Nacionais da Tailândia estima que mais de 4 mil elefantes selvagens vivam em santuários, parques nacionais e reservas naturais no país. Nos últimos 12 anos, ocorreram 240 acidentes fatais envolvendo elefantes, a maioria dos quais aconteceu quando os animais invadiram áreas habitadas devido à perda de seus habitats naturais.